Espetáculo Sem Asas – Cia Corpo na Contramão – Foto: Layza Vasconcelos

A Cia Corpo na Contramão realiza, neste mês de outubro, uma série de apresentações do espetáculo “Sem Asas”, uma obra encenada integralmente em Libras que marca uma nova fase de pesquisa artística da companhia, voltada à acessibilidade para o público surdo. O espetáculo será apresentado no dia 19 de outubro, no Esparta Arte e Cultura (R. da Astéria, qd 82 lt 21 casa 1 – Jardim Atlântico) , e no dia 26 de outubro, no Orum Aiyê Cultural (Rua 10 QdL Lt10 Residencial Nossa Morada, Goiânia), sempre às 20 horas. Os ingressos estão disponíveis a preços populares (R$ 10) na plataforma Sympla. As apresentações integram o projeto “Circol(A)ção”, que conta com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.

Antes disso, no dia 17 de outubro, a companhia realiza uma sessão especial em sua sede, também às 20h, dentro do projeto Esparta e Cia, contemplado pelo Edital de Fomento à Manutenção Continuada de Espaços Culturais, da Política Nacional de Cultura Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult-GO).

Uma experiência sensorial e inclusiva

Com encenação exclusivamente em Libras, “Sem Asas” é um convite a todos os públicos para vivenciar a cena a partir de uma perspectiva sensorial e comunicativa diferente. O espetáculo reflete sobre a incompletude humana, abordando temas como ausência, limite e busca.

“Para o público surdo, a obra oferece uma experiência fluida e acessível. Já para o público ouvinte, propõe uma inversão provocadora: assistir a uma narrativa cuja essência acontece fora da compreensão imediata, estimulando empatia e reflexão sobre os limites da comunicação”, explica a diretora Lua Barreto.
Ela acrescenta: “Mais do que um espetáculo, ‘Sem Asas’ é uma experiência estética e inclusiva que ressignifica a linguagem do circo e reafirma o compromisso da companhia com a democratização do acesso à arte”.

Sarau na Lua e oficinas

O projeto Esparta e Cia também inclui os tradicionais Saraus na Lua, programados para os dias 25 de outubro e 29 de novembro, às 20h, no Esparta Arte e Cultura. Os eventos têm entrada gratuita e microfone aberto, incentivando o público a participar com músicas, poesias, performances ou números circenses. A programação pode ser acompanhada pelo perfil da companhia no Instagram: @espartaarteecultura.

Além disso, o projeto prevê uma série de oficinas formativas. Em novembro, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, será realizada uma oficina de acrobacia aérea voltada para artistas com experiência em aparelhos como lira, trapézio, tecido e cubo.


Entre março e junho de 2026, será a vez do público infantil participar da oficina de circo, com encontros semanais às segundas-feiras, das 10h às 11h. Ao final do semestre, as crianças farão uma apresentação especial. As inscrições serão abertas em breve, com informações divulgadas no Instagram da Cia Corpo na Contramão.

Quinze anos de trajetória e compromisso com a acessibilidade

Com 15 anos de atuação, a Cia Corpo na Contramão tem no Esparta Arte e Cultura o seu principal espaço de criação e formação. O local, estruturado para receber atividades circenses, oferece acessibilidade — com rampa, banheiro adaptado e portas amplas — e adota práticas sustentáveis, como energia solar e coleta seletiva.

A companhia desenvolve uma pesquisa que integra as Libras à linguagem cênica, com figurinos e cenários confeccionados a partir de materiais de reuso. “Mais que um local físico, o Esparta é o território onde desenvolvemos nossa linguagem e fortalecemos a cena cultural”, afirma Lua Barreto.

Ela destaca ainda a importância de espaços alternativos com estrutura adequada e custos acessíveis: “Em Goiânia, são poucos os locais que comportam espetáculos com aparelhos circenses. O Esparta se propõe a preencher essa lacuna, favorecendo o intercâmbio e a circulação de grupos e artistas locais”.

Serviço: Cia Corpo na Contramão apresenta “Sem Asas”

19 de outubro (domingo) – 20h

Local: Esparta Arte e Cultural (R. da Astéria, qd 82 lt 21 casa 1 – Jardim Atlântico)

26 de outubro (domingo) – 20h

Local: Orum Aiyê Quilombo Cultural (Rua 10 QdL Lt10 Residencial Nossa Morada, Goiânia)

Ingressos: R$10, venda neste link