Evento gratuito reúne companhias do Brasil, França e Colômbia entre os dias 21 e 26 de outubro, em três teatros da capital

Cia Barnabô (SP) em Allegro Andante – Foto: Divulgação

Entre os dias 21 e 26 de outubro, Goiânia se transforma em uma grande lona de circo a céu aberto. O Festival de Circo Fora do Eixo chega à sua segunda edição ocupando os teatros Goiânia, SESC Centro e Goiânia Ouro, com uma extensa programação gratuita que reúne mais de 20 apresentações de artistas e companhias de Goiás, São Paulo, Ceará, França e Colômbia.

Promovido pela Catavento Cia Circense, o festival é realizado com recursos do Programa Goyazes, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e conta com patrocínio da Equatorial Goiás. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla (link disponível em linktr.ee/ciacatavento).

Circo como ocupação e resistência

Mais do que um evento, o Festival Fora do Eixo é um movimento de ocupação artística e reflexão cultural. Nesta edição, a proposta é colocar o circo em um lugar de destaque na cena goiana, com espetáculos que exploram diferentes linguagens — da palhaçaria e acrobacia aérea às performances contemporâneas e à cultura popular.

O diretor do festival e da Catavento, Felipe Nicknig, explica que o nome “Fora do Eixo” é também um manifesto.

“Ao apostar na cidade que é o coração do Brasil, levamos em consideração o fato de que estamos fora do eixo historicamente privilegiado no nosso país. Pensamos fora do eixo — de forma criativa, geográfica e estética — em busca de artistas e grupos que estão reinventando o circo em todos os sentidos”, afirma.

Espetáculos, escolas e formação

Com nove companhias convidadas, o festival valoriza a diversidade estética e a integração com o público. Parte da programação é voltada a estudantes de escolas públicas, com sessões especiais nos teatros. Outra novidade é o acolhimento de estudantes de produção cênica da capital, que participam da organização do evento e vivenciam a prática profissional.

Entre os destaques estão as montagens “H.i.a.t.o”, da anfitriã Catavento; “O Circo do Só Eu”, do Barracão Teatro (SP); “Hêtre”, da Compagnie Libertivore (França); e “Irmãos Panelosky”, do grupo Brasil-Colômbia.

O encerramento será marcado pela Noite de Gala, no dia 26 de outubro, no Teatro Goiânia, com números autorais de ex-alunos do Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo (NUFAAC), projeto formativo da Catavento.

Rota Gastronômica e vida no centro

A segunda edição também traz uma novidade saborosa: a Rota Gastronômica Fora do Eixo. Durante o festival, bares e restaurantes parceiros da região central de Goiânia oferecerão até 20% de desconto aos participantes que apresentarem o programa do evento.

A lista completa de estabelecimentos participantes está disponível no perfil oficial do festival no Instagram: @festivaldecircoforadoeixo.

Programação

Teatro SESC Centro

  • 21/10 (Ter) – 15h: Cartas do Vô Chico, Catavento Cia Circense (fechado para escolas)
  • 21/10 (Ter) – 19h: Cartas do Vô Chico, Catavento Cia Circense (Abertura Oficial)
  • 22/10 (Qua) – 19h: O Circo do Só Eu, Barracão Teatro (SP)
  • 23/10 (Qui) – 19h: Irmãos Panelosky, Família Panelosky (Brasil/Colômbia)
  • 25/10 (Sáb) – 15h: E o Palhaço Tem Concerto?, Cia Oruã (SP)

Teatro Goiânia

  • 22/10 (Qua) – 15h: H.i.a.t.o, Catavento Cia Circense (fechado para escolas)
  • 22/10 (Qua) – 21h: H.i.a.t.o, Catavento Cia Circense
  • 23/10 (Qui) – 21h: Degradé, Cia Dospuntos Circo
  • 24/10 (Sex) – 21h: Allegro Andante, Cia Barnabô (SP)
  • 25/10 (Sáb) – 21h: Hêtre, Compagnie Libertivore (França)
  • 26/10 (Dom) – 19h: Noite de Gala – varieté com ex-alunos do NUFAAC

Teatro Goiânia Ouro

  • 22/10 (Qua) – 15h: Dangerosíssima Viagem, Cia Corpo na Contramão (fechado para escolas)
  • 23/10 (Qui) – 15h: BaluArte Circo Show, Eckert Comunicação
  • 24/10 (Sex) – 19h: Contos de Cativeiro, Marcelo Marques
  • 25/10 (Sáb) – 19h: Palafita, Grupo Fuzuê (CE)

Serviço

Festival de Circo Fora do Eixo – 2ª edição
21 a 26 de outubro de 2025 (terça a domingo)
Teatros Goiânia, Goiânia Ouro e SESC Centro
Entrada gratuita – ingressos via Sympla
Mais informações: @ciacatavento