Montagem revisita clássico de Federico Garcia Lorca e integra projeto que celebra 22 anos da companhia

A força poética de Federico Garcia Lorca volta ao palco do Teatro Goiânia Ouro nos dias 1 e 2 de dezembro, com a apresentação gratuita de “Bodas de Sangue”, clássico que marca o segundo capítulo da Trilogia Rural do autor espanhol. A montagem é assinada pela Cia de Teatro Sala 3, que disponibiliza ingressos pela plataforma Sympla, acessível pelo link na bio do Instagram (@ciadeteatrosala3).
O espetáculo chega ao público como parte do projeto de manutenção da companhia, contemplado pelo Edital de Manutenção de Grupos e Companhias Artísticas (Lei Aldir Blanc 2024), realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás. A apresentação de “Bodas de Sangue” dá continuidade à trilogia iniciada em novembro, com “A Casa de Bernarda Alba”, e que será concluída em janeiro, com “Yerma”.
Uma tragédia movida por poesia, música e destino
Escrita na década de 1930, “Bodas de Sangue” é considerada uma das obras mais líricas de Lorca. O texto em três atos e sete quadros nasceu de uma notícia de jornal sobre um casamento que terminou em tragédia — um episódio real que o escritor transformou em poesia dramática, expandindo conflitos internos de personagens marcados pelo desejo, pela honra e pela pressão social.
Na montagem da Sala 3, a música espanhola ganha espaço central. A encenação dialoga com uma das grandes paixões de Lorca, criando uma atmosfera seca e opressora que reflete o ambiente social das personagens — mulheres e homens aprisionados por tradições rígidas, em luta silenciosa entre desejo e obediência. Tons terrosos dominam a cenografia de Adriana Rufino e os figurinos de Dieferson Gomes, reforçando o clima árido do drama.
“Lorca denuncia uma sociedade degradada pelo peso de ideias antigas. O trágico está no embate entre a renovação e a obediência, sobretudo as imposições dirigidas às mulheres”, explica o diretor Altair Sousa.
Sala 3 celebra 22 anos de trajetória
Com mais de duas décadas de atuação, a Cia Sala 3 celebra 22 anos em 2025 com um conjunto de mais de 60 ações gratuitas em Goiânia, incluindo apresentações, ocupações urbanas e novas produções para diferentes públicos. Além das três obras da Trilogia Rural, estão previstas apresentações de “No Dorso Instável de um Tigre” e dos três atos de “Agrocity, Agroreich, Agropop ou Terror e Miséria desde os tempos do Anhanguera”.
O projeto também leva arte para ruas, feiras e espaços culturais da cidade, por meio de quatro ocupações urbanas com Grupo Por Quá, Ballroom, Rafael Alves e Letícia Romano, ampliando o diálogo da cena teatral com a população.
Serviço – Cia Sala 3 apresenta “Bodas de Sangue”
Local: Teatro Goiânia Ouro
Datas e horários:
• 01/12 (segunda-feira) – 21h
• 02/12 (terça-feira) – 14h30 e 20h
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: gratuitos – link disponível na bio do Instagram: www.instagram.com/ciadeteatrosala3
