Do cortejo pelas avenidas T-9 e 85 à percussão ancestral no Mercado da Vila Nova, bloco reafirma identidade, inclusão e sustentabilidade no Carnaval 2026

Foto: Michelly Matos – Bloco Coró de Pau – Carnaval 2025

O batuque que anuncia o Carnaval 2026 em Goiânia começa antes da folia oficial e se estende como um fio de memória, resistência e festa popular. À frente desse movimento está o Bloco de Rua Coró de Pau, que ocupa o Pré-Carnaval e o Carnaval da capital com dois projetos complementares, conectados pela força da percussão afro-brasileira e pela valorização da cultura do Centro-Oeste.

No dia 7 de fevereiro de 2026, o bloco protagoniza o Coró de Pau – Cortejo dos Brincantes, integrando o tradicional Carnaval dos Amigos, em um percurso que liga as Avenidas, T-3, T-9 e Av 85. Já na sexta-feira, 13, o coletivo Coró de Pau realiza a 2ª edição do Carnaval Coró de Pau, no Mercado da Vila Nova, mais uma vez abrindo os festejos carnavalescos em Goiânia através do Encontro de Blocos de Rua Tradicionais de Goiânia, que em 2026 chega à sua 19ª edição. O encontro terá a participação dos seguintes blocos: Bloco do Caçador; Bloco Sambagô; Bloco Coró de Pau; Bloco Coró Mulher; Bloco Vida Seca; Bloco Desencuca e Bloco Sativa.  Esse ano o Carnaval Coró de Pau e o Encontro de Blocos prometem surpreender os brincantes e batuqueiros com um novo formato.  A ideia é consolidar esse espaço como território simbólico da música de rua e da celebração popular em Goiânia, comentam os produtores. 

Os projetos contam com o incentivo do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, viabilizado pelo Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado de Arte e Cultura, por meio de editais distintos, que refletem suas especificidades: O Carnaval Coró de Pau 2026 está inscrito no Edital de Apoio a Festejos Tradicionais e Populares em Goiás, voltado ao fortalecimento de manifestações culturais enraizadas no território goiano. Já o Coró de Pau  – Cortejo dos Brincantes 2026 foi selecionado pelo Edital de Fomento às Manifestações Carnavalescas, também do Fundo de Arte e Cultura de Goiás. A produção é da Dias & Melo Produções, e da Associação Coró de Pau.

Momentos em que os brincantes tomam as ruas e espaços públicos da capital

Juntos, o Cortejo dos Brincantes, o Carnaval Coró de Pau e as diversas outras participações do bloco e da banda Coró de Pau revelam a dimensão artística e social de um bloco que vai além do entretenimento. Com um elenco fixo de dezenas de ritmistas e cerca de 200 profissionais envolvidos por edição, o Coró de Pau mobiliza públicos diversos, gera empregos temporários, fortalece a economia criativa e reafirma o carnaval de rua como patrimônio cultural vivo da cidade.

No pré-carnaval, o Cortejo dos Brincantes aposta no aprimoramento cênico e musical para dialogar com um público estimado em mais de 50 mil pessoas, que acompanham o Carnaval dos Amigos. A estreia de três bonecos de rua e quatro estandartes amplia o impacto visual do bloco, enquanto a manutenção de 120 instrumentos garante excelência sonora e preservação do acervo percussivo. O cortejo transforma as avenidas em palco aberto, democrático e acessível, reafirmando o direito à cidade por meio da arte.

Já no período oficial da folia, a segunda edição do Carnaval Coró de Pau 2026, no Mercado da Vila Nova concentra-se na ocupação simbólica do espaço urbano, reunindo de 3 a 5 mil foliões em torno dos ritmos afro-brasileiros e regionais. A proposta une música, educação e sustentabilidade, com ações de coleta seletiva, uso de copos reutilizáveis e reaproveitamento de materiais, além de transmissões on-line que ampliam o alcance do evento para milhares de espectadores digitais.

Acessibilidade e responsabilidade social

A acessibilidade atravessa os dois projetos como princípio estruturante, como espaços reservados para pessoas com deficiência, idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida fazem parte da concepção dos eventos. A participação de profissionais PcD, como o jornalista e influenciador Brazil Nunes, reforça o compromisso do bloco com a democratização do acesso aos direitos culturais.

À frente da condução musical do bloco, Mestre Alemão sintetiza o sentido desses dois momentos do carnaval goianiense. “Quando o Coró de Pau entra na rua, não é só para animar a festa. É para lembrar que o tambor é linguagem ancestral, é ferramenta de educação, é gesto político. A gente toca para juntar pessoas, histórias e territórios”, afirma.

Ao ocupar diferentes momentos e espaços da cidade, o Coró de Pau reafirma seu papel como agente cultural estratégico, que transforma o carnaval em experiência coletiva de pertencimento, diversidade e consciência social. Entre cortejos multitudinários e encontros mais intimistas, o bloco segue fazendo do som dos tambores um convite aberto à celebração da cultura popular goiana.

Oficina para confecção de Bonecos de Rua

Outro eixo central é a formação. Como contrapartida social, o Coró de Pau promove oficinas gratuitas que dialogam com diferentes dimensões da cultura popular. No projeto do Carnaval, são ofertadas oficinas de percussão afro-brasileira, ministradas por Mestre Alemão e Geovanna Tavares, com foco em ritmos como afoxé, ijexá e samba de caboclo. No pré-carnaval, a contrapartida se dá por meio da Oficina Alegorias Carnavalescas: Confecção e Animação de Bonecos de Rua, às terças e quintas, das 14h às 17h e 19h, na Praça Universitária, no Palácio da Cultura, ministrada pelo professor Newton de Souza (UFG), com uso predominante de materiais recicláveis e reserva de vagas prioritárias para pessoas com deficiência. As oficinas são abertas a toda população.

SERVIÇO:

Bloco Coró de Pau no Cortejo dos Brincantes no Carnaval dos Amigos 2026 – Pré-Carnaval de Goiânia

7 de fevereiro (sábado) – 18h
Horário: 18h – saída do Cortejo do Espaço Equatore – Av. T-3, St. Bueno (cortejo até Av 85)
Evento integrado: Carnaval dos Amigos
GRATUITO

2º Carnaval Coró de Pau 2026 & 19° Encontro de Blocos de Rua Tradicionais de Goiânia

13 de fevereiro (6ª feira) – 18h30

Local: Mercado da Vila Nova

Show BANDA CORÓ DE PAU: 20h

GRATUITO

Outras apresentações do Coró de Pau no Carnaval de Goiânia 2026


– 06/2 – 6ª feira- 18h – Bloco Coró de Pau & Bloco Nem Vem

– 14/2 – Sábado – 17h – Coró de Pau + Coró Mulher & Bloco NÃO É NÃO –  concentração na Rua 20 (Centro)

– 15/2 – Domingo – Bloco e Banda Coró de Pau no Bloco do Mancha (Av. Araguaia)

– 16/2 – 2ª feira – 14h e 18h30 – Banda Coró de Pau às 14h, Bloco Coró de Pau às 18h – Bloco Carrinho de Mão Elétrico – 10 anos Heróis De Botequim


Mais informações: https://www.instagram.com/corodepau/